Quem Pode Fazer o ENCCEJA ?

O Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos ENCCEJA consiste na realização de uma prova para conclusão de Etapas da Educação Básica, Ensino Médio e Ensino Fundamental, deve ser realizado por pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade certa, o único critério para realização do ENCCEJA é a idade, o candidato deve ter completado 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio até a data da prova ENCCEJA.

A Prova ENCCEJA 2019 também poderá ser feita em âmbito internacional para os alunos que desejam concluir o Ensino Fundamental e Ensino Médio e residem no exterior, no âmbito nacional a prova será aplicada no mesmo dia em todo o território brasileiro e em dia à ser determinado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) às pessoas privadas de liberdade que encontram-se localizadas em cadeias e presídios onde será aplicado o exame Prova ENCCEJA PPL.

Quem Pode Fazer o ENCCEJA

Os participantes que fizeram inscrição no ano de 2018 e não compareceram à Prova ENCCEJA2018 não poderão fazer nova prova até que o pagamento da Taxa de Restituição do Governo Federal seja realizado, a a Taxa de R$45,00 será cobrada devido aos altos índices de desistência e não comparecimento na Prova ENCCEJA de anos anteriores.

Os demais candidatos que farão inscrição para o ENCCEJA2019 não precisarão pagar nenhum valor, as Inscrições Para ENCCEJA2019 são Gratuitas, bem como os candidatos que faltaram na Prova ENCCEJA2018 e justificaram a ausência poderão fazer nova inscrição gratuitamente.

Quem Pode Fazer a Prova ENCCEJA Ensino Fundamental?

Os candidatos que tiverem completado 15 anos de idade até o dia da realização do exame para o Ensino Fundamental e 18 anos de idade para o Ensino Médio poderão fazer a prova para conseguir certificação do Ensino Fundamental e Médio, os candidatos que cursaram apenas algumas séries do Ensino Fundamental não poderão fazer a prova somente das séries que faltam.

A Prova do ENCCEJA é realizada para todas as séries do Ensino Fundamental, existe a possibilidade de eliminação de matérias por competência desta maneira os candidatos que realizarem supletivo modulado ou que obtiverem aprovação através de Provas ENCCEJA de anos anteriores farão apenas as provas das matérias que faltam para a conclusão do Ensino Fundamental.

São 60 questões para cada área do conhecimento da Prova ENCCEJA , as áreas do conhecimento são 4 totalizando um total de 120 questões que serão realizada no primeiro turno, no segundo turno a Redação ENCCEJA deve ser escrita contando 10 pontos.

Quem Pode Fazer a Prova do ENCCEJA Ensino Médio?

Para fazer a Prova do Ensino Médio a idade é 18 anos completos até a realização da prova do Ensino Médio e 15 anos completo até o dia da data da Prova ENCCEJA2019 do Ensino Fundamental, a prova do ENCCEJA para o Ensino Médio contará com o mesmo número de questão da Prova do ENCCEJA Ensino Fundamental 60 questões para cada disciplinas.

As Disciplinas da Prova ENCCEJA são quatro: Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagem Código e Suas Tecnologia, Matemática e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, além da Prova de Redação onde deve ser apresentado um Projeto de Texto de Redação Dissertativa com estrutura de parágrafos introdução, desenvolvimento e conclusão.

Os alunos que obtiverem aprovação de matérias no Ensino Médio Comum ou no Supletivo do Ensino Médio poderão optar por fazer a prova apenas das matéria que faltam para completar o Ensino Médio, bem como o aluno de Ensino Médio Comum ou Ensino Médio Supletivo poderá fazer apenas a prova das matérias em que está retido, nestes caso o certificado obtido será do ENCCEJA.

Os Alunos Que Residem em Outro País Poderão Fazer a Prova ENCCEJA?

O ENCCEJA permite que alunos brasileiros que residem em outros países e desejam concluir as etapas de educação básica Ensino Médio e Ensino Fundamental através do ENCCEJA façam a prova fora do território brasileiro no entanto a realização da Prova ENCCEJA para residentes em outros países deve ser feita em dias diferentes da aplicação da Prova ENCCEJA em âmbito nacional.

Add Comment