Exemplo de Redação Para ENCCEJA | Como Montar

A Prova de Redação do Exame Nacional para Certificação de Competências ENCCEJA tem um total d 10 pontos, para aprovação na Prova de Redação ENCCEJA será necessário atingir no mínimo 5 Pontos, o Tipo de Redação solicitado na Prova ENCCEJA é a Redação Dissertativa, apesar da Redação Dissertativa ser também solicitada na Prova ENEM este não é um critério apenas para o Ensino Médio , o Ensino Fundamental também deverá manter a mesma estruturação de Redação Dissertativa na Prova ENCCEJA.

Isto acontece porque a Prova ENCCEJA tem objetivo de avaliar a capacidade de argumentação na utilização da escrita e defesa de um ponto de vista dos candidatos da Prova ENCCEJA, a melhor maneira de defesa de um Ponto de Vista é através da Redação Dissertativa mantida uma estrutura que proporciona o desenvolvimento de um ponto de vista de maneira plena e completa, através da determinação de um Projeto de Texto constituinte de Introdução; Desenvolvimento e Conclusão.

Além da Exigência de uma Dissertação a Prova ENCCEJA também apresenta um Tema que deve ser dissertado, é importante que o candidato não utilize Tema como Título do Texto , redação que será entregue, pois o Tema é um assunto e o Título pode ser escolhido pelo candidato ENCCEJA.

Exemplo de Redação Para ENCCEJA

Exemplo de Redação Para ENCCEJA

O que é Tema e Título?

A Prova ENCCEJA deve ter na sua elaboração um Tema para ser desenvolvido por exemplo “Empoderamento Feminino”, geralmente o Tema é uma frase, porém o Tema não precisa ser o Título da Redação, o candidato deve demonstrar conhecimento e criatividade na escolha do Título, por exemplo para o meu tema eu escolheria o Título  “A Mulher e Seu Papel na Sociedade”.

O Título também deve ser centralizado, não é necessário aspas no Título da Redação, também não precisa pular linhas entre Título da Redação e Início do Primeiro Parágrafo, ao iniciar os parágrafos deixe um espaço antes da primeira palavra , desenvolva o parágrafo e utilize pontuação correta no fim de cada parágrafo, inicie o novo parágrafo novamente com um espaço antes de escrever a primeira palavra.

O que é Projeto de Texto?

O Projeto de Texto é a estrutura da Prova Dissertativa que obrigatoriamente deve ter no Primeiro Parágrafo Introdução do Assunto; Seguido do Segundo Parágrafo Desenvolvimento; A Conclusão deve ser apresentada no Último Parágrafo da Redação. Recomenda-se que sejam escritos 3 Parágrafos na Redação Dissertativa, pode em ocasião do repertório utilizado ocorrer que a estrutura seja constituída de 2 Parágrafos, ou que a Conclusão tenha dois parágrafos. Observe a seguir a estrutura da Prova Dissertativa:

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  3. Conclusão

O que colocar na Introdução?

Na introdução deve ser apresentado o Tema da Redação focando o Título que foi escolhido pelo candidato, escolha um título que tenha conhecimento e repertório para que possa desenvolver todas as partes da redação de uma maneira plena.

Exemplo: O Empoderamento Feminino deve ser discutidos nas diversas camadas da sociedade onde a mulher deve desempenhar papéis importantes de mãe e esposa …

Como fazer o Desenvolvimento?

O Desenvolvimento pode ser um ponto de vista, cuidado para não apresentar ideias conclusivas no Desenvolvimento e tentar retomar durante a conclusão.

Exemplo:A sociedade precisa discutir as questões relacionadas a mulher violência contra a mulher, desrespeito e tantas outras agressões sofridas por mulheres que poderiam ser evitadas…

Como Iniciar a Conclusão ? 

A conclusão pode iniciar com a conjunção “Portanto” ou “Eu penso que”, a utilização de elementos coesivos é um dos critérios avaliados na redação, o início da conclusão oportuniza a utilização destes elemento, no entanto os elementos coesivos e conectivos devem estar presente em outras partes do texto, e utilizados uma vez dentro do parágrafo e outra vez ao iniciar o parágrafo.

Exemplo: Portanto é fundamental que as mães conversem com seus filhos à fim de que os rapazes sejam conscientizados sobre as questões femininas o machismo chegue ao fim.

Add Comment