ENCCEJA Para Participantes Privados de Liberdade: Como Participar?

O Exame Nacional Para Certificação de Competências para Pessoas Privadas de Liberdade ENCCEJA PPL deverá ser realizado em data diferente para os Participantes Privados de Liberdade, os Órgãos de Administração Prisional  indicaram Unidades Prisionais e Socioeducativas que poderão realizar a Prova ENCCEJA PPL.

ENCCEJA Para Participantes Privados de Liberdade

ENCCEJA Para Participantes Privados de Liberdade

As Unidades Prisionais e Socioeducativas indicadas deve indicar um Responsável Pedagógico que deverá ser responsável por todas as etapas de realização do ENCCEJA PPL inscrição, realização da prova e também divulgação dos resultados dentro das Unidades Prisionais.

As Provas deverão ser realizadas dentro das Unidades Prisionais e os presos não precisarão sair da unidade para realização do exame, a Prova ENCCEJA PPL é uma oportunidade de Conclusão das Etapas de Educação Básica Ensino Fundamental e Ensino Médio para os jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em idade certa.

Quem Pode Fazer a Prova ENCCEJA PPL

A Prova ENCCEJA PPL deve ser realizada nos presídios, terão oportunidade de fazer a Prova ENCCEJA PPL pessoas privadas de liberdade que cumprem pena em Unidades Socioeducativas e Presídios e que não Concluíram o Ensino Médio e Fundamental bem como estão devidamente inscritas para o ENCCEJA PPL.

Os critérios de realização da Prova ENCCEJA PPL são os mesmos para Certificação de Competências de Jovens e Adultos a idade mínima para realização do exame é 15 anos completos para aqueles que farão ENCCEJA Ensino Fundamental e 18 anos completos para os participantes do ENCCEJA PPL Ensino Médio.

Inscrições ENCCEJA PPL

As inscrições para o ENCCEJA PPL são gratuitas e o candidato não deverá pagar nada para se inscrever, os interessados em realizar a Prova ENCCEJA PPL devem buscar dentro das Unidades Socioeducativas e Presídios Responsável Pedagógico e manifestar interesse pela realização da Prova ENCCEJA PPL.

O Responsável Pedagógico ENCCEJA PPL deverá manter os candidatos privados de liberdade informados de todas as etapas para realização do ENCCEJA PPL, os inscritos poderão utilizar material do INEP para estudar o conteúdo e realizar o exame.

Prova ENCCEJA PPL

A Prova ENCCEJA PPL será dividida em quatro disciplinas que contemplam a Educação Básica Ensino Fundamental e Médio: Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Linguagem Código e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias além da Prova de Redação.

A Prova de Redação deverá ser redigida com Projeto de Texto de Redação Dissertativa, obrigatoriamente contendo as partes de Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, o valor total da Prova de Redação é 10 Pontos, o candidato deverá obter o número de acerto de 5 Pontos para aprovação.

O Teste deverá ser realizado no prazo determinado bem como a prova de redação, o teste contempla todas as áreas do conhecimento é dividido em 4 áreas com 45 questões cada uma , o valor total da Prova ENCCEJA PPL é de 180 pontos para obter aprovação é necessário 100 pontos.

Eliminação de Matéria ENCCEJA PPL

Os candidatos que obtiverem nota máxima em uma das 4 matérias da Prova ENCCEJA PPL mas não forem aprovados no exame, poderão no ano seguinte fazer uma nova prova ENCCEJA, a matéria com pontuação máxima será eliminada do exame.

Os candidatos ENCCEJA PPL que fizeram Supletivo ou Cursaram Ensino Médio e Fundamental com comprovada aprovação em algumas matérias poderão também pedir a eliminação destas matérias da Prova ENCCEJA PPL, desta maneira poderão concentrar seus estudos apenas nos conteúdos que faltam para obtenção de Certificado Ensino Médio ou Ensino Fundamental.

Certificação ENCCEJA PPL

A Certificação ENCCEJA é uma certificação de órgãos estaduais ou federais que contribuem com a conclusão da educação básica para jovens e adultos, a certificação ENCCEJA tem aprovação do Ministério da Educação MEC e é válida para utilização em matrículas de Escolas de Ensino Médio e Profissionalizante, Universidades e Faculdades de todo território nacional.

Add Comment