ENCCEJA 2019 | Datas, Informações e Apostilas

As inscrições para o  Exame Nacional de Competência de Jovens e Adultos ENCCEJA poderão ser feitas no site do INEP, para os participantes que nunca fizeram inscrições e também na  Página do Participante ENCCEJA para os participantes que não eliminaram todas as matérias. A Inscrição para o ENCCEJA é Gratuita, o exame é realizado todos os anos e destinado às pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental e Médio na idade certa.

Será cobrada Taxa de R$45,00 nas inscrições de alunos inscritos na Página do Participante ENCCEJA de anos anteriores , esta taxa é um ressarcimento para o Governo Federal e será cobrada à partir do ano de 2019, a presidente do INEP Maria Fini informa que no ano de 2017 foram investidos R$92 milhões para a realização do ENCCEJA  no mesmo ano foi registrado um índice de ausência de 60% dos candidatos inscrito.

ENCCEJA 2019

A Prova ENCCEJA será realizada em datas e horários diferentes para candidatos brasileiros que moram no exterior e pessoas privadas de liberdade, para os brasileiros que residem no Brasil a prova será em um único dia para todo o território nacional, para fazer as inscrições para Prova ENCCEJA é necessário ter 15 anos completos, os documentos pessoais RG, CPF , Carteira de Habilitação e Carteira de trabalho devem estar em mãos para agilizar a inscrição.

O Histórico Escolar do participante não será necessário, porém este documento é importante para receber o Certificado de Conclusão ENCCEJA, o participante que tem o Ensino Médio incompleto deverá fazer a prova para o Ensino Médio, caso o participante tiver completado a sexta série do Ensino Fundamental será necessário fazer a inscrição para todas as séries, neste caso o participante deverá optar por fazer a prova do Ensino Fundamental.

Passo a Passo Inscrição INEP-  ENCCEJA 2019

  1. O Primeiro Passo para fazer a inscrição no ENCCEJA 2019 é verificar se todos os documentos estão em mãos para preencher o Formulário ou Ficha de Inscrição no endereço do INEP. Os Documentos essenciais para a Inscrição ENCCEJA são: CPF, RG ( Documento de Identidade),Número da CNH (Carteira de Habilitação) e Número da CTPS ( Carteira Profissional). Os Documentos de Comprovação de série e ano de conclusão não será necessário para inscrição.
  2. Depois de verificar todos os documentos é hora de Fazer Inscrição para o ENCCEJA, digite no navegador o endereço da página de Inscrição ENCCEJA: www.encejanacional.inep.gov.br/enceja .
  3. Na Página do Exame Nacional Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos Clique no Botão Inscrição.
  4. Preencha o Formulário Corretamente com todos os seus dados pessoais.
  5. Após finalizar o preenchimento do formulário você estará inscrito para a realização da Prova ENCCEJA, acompanhe todas informações através da Página do Participante ENCCEJA onde será divulgado Local, Data e Horário de realização da Prova ENCCEJA 2019 bem como publicação do Cartão INEP com Local de Prova que não será mais entregue pelos correios.

Materiais de Estudo INEP – Apostila ENCCEJA

O site INEP disponibiliza Material de Estudo para a Prova do ENCCEJA, ao todo são quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientação aos estudantes que poderão ser utilizados como Apostilas de Estudo para a Prova ENCCEJA.

Os Materiais de estudos do ENCCEJA podem ser baixados no Portal INEP o endereço do portal é www.portal.inep.gov.br, os interessados em utilizar o Material do INEP deverão escolher o Material de Estudo segundo a realização da prova Ensino Médio ou Fundamental.

Estão disponíveis para Dowload 8 Volumes de Orientação Para Estudantes, destes 4 Volumes são destinados ao Nível Fundamental e 4 Volumes destinados ao Ensino Médio, o conteúdo também conta com um Livro Introdutório com explicações sobre Base Educacional do ENCCEJA, Áreas de Conhecimento ENCCEJA, Matrizes Estruturantes da Avaliação, Legislação ENCCEJA e Eixos Conceituais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Add Comment