10 Benefícios de Fazer o ENCCEJA

O Exame Nacional de Certificação de Competência ENCCEJA é uma oportunidade para jovens e adultos concluírem etapas da Educação Básica que não puderam ser completadas na idade certa, a Prova ENCCEJA pode ser feita nas duas modalidades de Educação Básica  Ensino Médio e Ensino Fundamental, para fazer a prova é necessário ter completos 15 anos de idade na data em que o exame será realizada.

A Prova do ENCCEJA é composta de quatro competências que contemplam conhecimentos relacionados aos conteúdos das matérias da Educação Básica: Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Linguagens Códigos e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologia e Prova de Redação ENCCEJA.

Benefícios de Fazer o ENCCEJA

10 Benefícios de Fazer o ENCCEJA

Os Benefícios com a realização do exame são muitos e contemplam as áreas profissionais e realização de carreira, conclusão dos estudos além de ser uma das melhores opções para quem não dispões de tempo concluir o ENCCEJA permite concluir o Ensino Médio e Ensino Fundamental através da eliminação das matérias dos Níveis Básicos de educação brasileira.

1-Conclusão Modulada ou Eliminação de Matérias

O ENCCEJA permite aos alunos que concluíram algumas matérias da Educação Básica eliminar conteúdos para realização da Prova ENCCEJA, é necessário que o aluno esteja matriculado em uma escola de Supletivo ou escola estadual que ofereça a Modalidade EJA ( Educação de Jovens e Adultos).

A realização da Prova ENCCEJA também permite que alunos aprovados em matérias do Ensino Médio façam a prova, eliminando as matérias que já foram concluídas, esta é uma grande vantagem para alunos que frequentaram o Ensino Médio mas estão reprovado em um grande número de matérias.

Os alunos que já fizeram a Prova ENCCEJA e obtiverem acerto total em uma das matérias poderão fazer a Prova apenas das matérias que forem reprovados para obtenção de Certificado ENCCEJA.

2-  Oportunidades em Cargos Públicos

Os candidatos que obtiverem o Certificado ENCCEJA poderão participar de Concursos Públicos com exigência na Formação no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

3- Possibilidade de Participação no ENEM e PROUNI

O ENCCEJA oferece certificação válida em todo território nacional, os alunos que desejam fazer o PROUNI e tentar um faculdade deverão prestar o ENEM após aprovação na Prova ENCCEJA.

Atualmente existe a possibilidade para alunos que não concluíram o Ensino Médio fazer a Prova ENEM para Certificação da Etapa de Educação Básica Ensino Médio, para Certificação Ensino Fundamental o ENCCEJA e Supletivo são as opções mais recomendadas.

4- Certificado Válido em Qualquer Faculdade

O ENCCEJA  é um Certificado Válido em qualquer faculdade do país, para ingresso em Curso Tecnológico de Nível Superior, Magistério de Nível Superior e Bacharel em todas as modalidades.

A Certificação ENCCEJA tem aprovação do Ministério da Educação e poderá ser apresentada como documento de matrícula em Cursos de Graduação.

5- Certificado de Ensino Fundamental Válido na Formação Profissionalizante

O ENCCEJA também é uma ótima opção para alunos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade certa e desejam fazer um Curso Técnico Profissionalizante, a Certificação ENCEJA é reconhecida pelo MEC como comprovante da conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A Formação Concomitante oferecida para alunos da Educação Profissional pode ser uma maneira de Conclusão do Ensino Médio aos alunos que concluírem a Educação Básica de Ensino Fundamental através da Prova ENCCEJA, é uma opção de concluir os estudos e obter uma nova profissão.

6- Currículo Profissional de  Formação  Completa

Na atualidade a Formação de Ensino Médio é uma exigência de todo empregador, a falta de Formação de Ensino Médio muitas vezes é o motivo pelo qual jovens e adultos não conseguem a colocação profissional desejada, é fato que muitos jovens e adultos já concluíram ou frequentaram algumas etapas da Educação Básica mas por necessidade e diversos outros motivos não conseguiram concluir todas as etapas da Educação Básica.

A Prova ENCCEJA oferece a possibilidade da conclusão de todas as Etapas da Educação Básica em um só dia, além disso se o aluno de Ensino Médio ou Supletivo de Ensino Fundamental obteve conclusão de algumas matérias da Educação Básica , estas matérias poderão ser eliminadas e o conteúdo da Prova ENCCEJA passa a ser apenas das matérias que faltam ser cursadas.

7- Promoção Profissional de Empregados

Muitos profissionais sentem-se envergonhados entre os próprios colegas de trabalho por não ter concluído o Ensino Médio ou mesmo Ensino Fundamental, muitas vezes estes profissionais se mantém em uma mesma função sem oportunidade de evolução profissional e ao mesmo tempo não tem tempo de buscar formação por conta da profissão que exercem.

É comum pessoas que não concluíram etapas da Educação Básica ingressarem em supletivos e outros cursos e não conseguirem concluir, a Prova ENCCEJA é uma ótima opção permitindo que as matérias que já foram cursada através do Supletivo sejam eliminadas do exame, o candidato obtém mais tempo para estudar e responder as questões do conteúdo que falta ser apreendido.

8- Realização e Carreira

A conclusão do Ensino Médio e Ensino Fundamental também permite que Profissionais de Diversas Áreas possam evoluir profissionalmente, esta evolução está normalmente relacionada a um Curso Superior ou Curso Profissionalizante, desta maneira a Prova ENCCEJA oferece certificado válido para Curso Superior e Curso Profissionalizante de qualquer instituição de ensino.

9- Conclusão do Ensino Fundamental

A Conclusão do Ensino Fundamental é uma etapa que constitui a realização do sonho de aprender a ler e escrever, a Prova ENCCEJA é a última etapa a ser vencida por alunos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na idade certa.

10- Conclusão do Ensino Médio

A Conclusão do Ensino Médio pode ser interrompida por muitos motivos, o principal deles é a necessidade de trabalho, porém o Ensino Médio passa ser uma necessidade muitas vezes relacionada à carreira e ao propósito de fazer uma faculdade e obter diploma do Nível Superior, a Prova ENCCEJA oferece a oportunidade de concluir o Ensino Médio para alunos que não tiveram oportunidade de fazer Ensino Médio na Idade Certa.

O Ensino Médio também pode ser interrompido em ocasião de reprovação do aluno em matérias desta Etapa da Educação Básica, estas matérias podem ser eliminadas para realização da Prova ENCCEJA, desta maneira o aluno poderá concluir esta Etapa da Educação Básica por meio da Certificação de Competência de Jovens e Adultos ENCCEJA.

Add Comment